24 de setembro de 2013

Implantação do SIGALOJA

Um dia de implantação do SIGALOJA é sempre sinônimo de um dia cansativo, mas apesar disso, este foi vitorioso.

 Basicamente tive que solucionar uma séries de pequenos problemas no módulo, testar, treinar o usuário e deixar o ambiente pronto para validação.
 Sim, tudo em um dia.

Lista de problemas/tarefas e as respectivas soluções

Problema 1: Ao digitar o orçamento, não vir preenchido o cliente padrão e nem o vendedor padrão.
Solução: Configurar parâmetros: MV_VENDPAD, MV_CLIPAD e MV_LOJAPAD

Problema 2: Erro ao incluir produto, TABELA DE PREÇO INVÁLIDA.
Solução: Configurar MV_TABPAD como 1 ao invés de 001.

Problema 3: Cliente solicita aumentar casas decimais do preço unitário para que imprima com 4 no cupom fiscal.
Solução: Aproveitei que iria mexer nisso e aumentei o tamanho dos campos de quantidades e valores, pois notei que todos estavam com tamanho de 11 ou menos. Para isso precisei corrigir com atenção não deixando nenhum campo de fora nas tabelas SL1, SL2, SLQ, SLR e SL4.

 Para que o cupom respeitasse a quantidade de casas decimais do preço unitário do orçamento, foi necessário configurar os parâmetros conforme a lista abaixo:
MV_RNDDES com .F.
MV_LJTPDES com 2
MV_LJAJDES com .T.
MV_ARREFAT com N

 Problema 4: Cliente reclama que terá que digitar novamente no SIGALOJA todos os preços já cadastrados nas tabelas de preço do faturamento. Isso é assim porque a estrutura de tabela de preços do faturamento é uma e a do LOJA é outra.
Solução: A fim de facilitar ao máximo a vida do usuário, desenvolvi uma customização simples onde o usuário digita nos parâmetros de 1 à 10 quais tabelas de preço do Faturamento ele quer trazer para o Loja. Ao confirmar, o programa lê as tabelas DA0 e DA1 e faz a gravação nos campos correspondentes em SB0.
Cliente ficou bem satisfeito com a solução.

Problema 5: Cliente alega que possui uma regra de preenchimento de TES que funciona no faturamento e gostaria de personalizar o loja para funcionasse igual. Ele precisa que ao digitar um orçamento de vendas, o sistema preencha a TES correta de acordo com o produto.
Solução: Criar o gatilho. No entanto o problema é que criar gatilho no SIGALOJA não é tão simples. O campo LR_PRODUTO está em um acols e o LR_TES em outro, por isso não basta referenciar o campo de memória na criação do gatilho, simplesmente não funciona assim. Porém como quase nada é impossível no Protheus, eu resolvi da seguinte maneira:
CAMPO: LR_PRODUTO
CONTRA DOMÍNIO: LR_TES (Isso é inútil porque o gatilho do loja não respeita isso)
REGRA: aColsDet[n,aScan(aHeaderDet,{|x|alltrim(x[02])=="LR_TES"})]:=SB1->B1_XTES (aqui está o pulo do gato)

Explicando a REGRA: A expressão ”aColsDet[n,aScan(aHeaderDet,{|x|alltrim(x[02])=="LR_TES"})]” é o mesmo que seria escrever M->LR_TES em outros módulos. Porém no SIGALOJA o modo convencional não funciona.

 Eu precisei passar para ao gatilho a posição exata do campo LR_TES no acols, que no caso é o acolsDet. A variável “n” me diz em que linha estou posicionado no acols. Para concluir, eu atribuí a isso o conteúdo do campo customizado B1_XTES.
Validei com o usuário e funcionou perfeitamente.

Treinamentos passados ao usuário
- Treinado na digitação do orçamento no Retaguarda;
- Treinado na importação do orçamento no PDV;
- Treinado na geração e cancelamento do cupom fiscal no PDV;
- Treinado na geração da Nota sobre Cupom;

 Dica: Nos meus treinamentos de implantação eu procuro sempre utilizar um software de gravação de tela para que o próprio usuário possa consultar posteriormente. Utilizar o AutoScreenRecorder que é free e recomendado pelos consultores Totvs.

 Ao final do dia, o sistema ficou pronto para ser validado pelo usuário e, se não surgirem mais problemas, semana que vem estaremos virando o SIGALOJA em produção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Envie aqui suas dúvidas, críticas, elogios, problemas, sugestões de posts, comentários, enfim, sinta-se a vontade!