18 de março de 2015

Naturezas Financeiras ... o que são, de onde vem, do que se alimentam e como se reproduzem?

Segmento da Empresa: Todos
Módulo: Financeiro
Rotina: Naturezas
Assunto:Naturezas Financeiras.

Conceito
 Natureza nada mais é do que um plano de contas especificamente útil para classificação das receitas e despesas em regime de caixa, ou seja, pelo movimento financeiro e não contábil.

 Antes de entrar nas funcionalidades oferecidas pelo Protheus, quero explicar o conceito de maneira mais ampla, pois percebo em todas as minhas implantações uma certa dificuldade de entendimento por parte de muitos envolvidos no projeto. É fundamental o entendimento do conceito para o sucesso da implantação, visto que uma vez o plano bem elaborado, o recurso é bem visto pelo gestor e de fácil utilização pelo pessoal operacional.

 O setor financeiro de qualquer empresa possui pelo menos algum tipo de classificação das despesas, separando por exemplo compras de matéria prima, compras de material de uso e consumo, contas fixas (luz, água etc), impostos, adiantamentos, movimentos de caixa, pagamento de folha etc.  Vamos chamar estas contas de plano de naturezas.

 Com base nestas classificações (naturezas), o setor financeiro é capaz de montar algumas visões/relatórios gerenciais, por exemplo fluxo de caixa, movimento bancário por natureza, balancete etc. Em alguns casos também é necessário gerar estas informações para as holdings, em empresas multinacionais por exemplo.

 Outra coisa importantíssima que precisa ficar clara é: Plano de naturezas não é e não deve ser confundido com plano de contas contábil. Plano de naturezas é exclusivamente de uso do setor financeiro e não precisa ter qualquer equivalência ou semelhança com seu primo contábil. Gestor contábil, não se preocupe, algumas contas contábeis serão sim alimentadas a partir das naturezas, mas não é necessário que o plano de naturezas reflita o contábil, uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa e é fundamental aceitar esta separação.

 No próximo post trarei um pequeno roteiro de implantação das naturezas com meus toques pessoais. Além disso, algumas demonstrações de visões e relatórios para que seja possível visualizar de forma clara o objetivo da implantação deste recurso pelo gestor e analistas.

 Grande abraço e até a próxima!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Envie aqui suas dúvidas, críticas, elogios, problemas, sugestões de posts, comentários, enfim, sinta-se a vontade!